Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 17:26

Pesquisa aponta que 80,9% dos ex-alunos da UFCA estão empregados

Ex-aluna e Jornalista Fernanda Alves. Foto: Acervo Pessoa da Fernanda

A Pesquisa de Acompanhamento de Egressos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizada no período de julho a dezembro de 2021, aponta que a maioria dos profissionais formados pela instituição está atuando no mercado. Segundo o levantamento, 80,93% dos ex-alunos desempenham atividade remunerada após a conclusão do curso. Deste total, 63,72% atuam na área específica de formação.

Realizada pela Divisão de Acompanhamento de Egressos da UFCA, a pesquisa tem como objetivo principal coletar informações sobre a atuação dos profissionais formados, a fim de identificar as dificuldades e o perfil profissional exigido pelo atual mercado de trabalho.

A análise abrangeu ex-alunos formados entre 2013 e 2021, sendo realizada por meio de um formulário online com questões objetivas e subjetivas sobre a atuação no mercado de trabalho, dificuldades encontradas na formação, exigências dos empregadores, identificação de novos cursos de graduação e pós-graduação, além do aperfeiçoamento de questões estruturais da instituição.

Atualmente, a UFCA realiza duas Pesquisas de Acompanhamento de Egressos, uma baseada em dados do Sistema Acadêmico, currículo Lattes e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e a outra é baseada em um questionário aplicado bianualmente aos egressos.

Para a Gerente da Divisão de Acompanhamento de Egressos, Polyandra Zampiere, a pesquisa é necessária para que a Instituição promova ações que acolham os ex-alunos, mantendo a UFCA como um espaço de fortalecimento das relações e de conhecimento. “Uma das principais atividades realizadas pela UFCA para os egressos é oferecer, sempre que possível, incentivos e oportunidades para que participem dos eventos culturais técnicos-científicos, a fim de manter a relação da Instituição com os seus ex-alunos”, destaca.