A Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir de 2024, passará a ofertar turma do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde). O mestrado é voltado para profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à atenção primária e às equipes da Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.
Como se trata de um programa em rede, o edital, que será nacional, está sendo elaborado em conjunto com todas as instituições associadas – ao todo, são 32 instituições de ensino distribuídas nas cinco regiões do país. A expectativa é que seja lançado no início do ano de 2024.
O quantitativo de vagas para a Universidade ainda não foi definido. Essa definição, de acordo com a coordenadora acadêmica do mestrado na UFCA, professora Maria Rosilene Cândido Moreira, levará em consideração algumas orientações do Ministério da Saúde, assim como o quadro geral do programa, aspectos regionais e a distribuição de vagas por região.
“A definição da quantidade de vagas a serem ofertadas em cada processo seletivo, considera os recursos orçamentários alocados e a disponibilidade de corpo docente qualificado. Para a próxima turma, o Ministério da Saúde pactuou com a Rede a priorização para capacitação dos profissionais envolvidos no Programa Mais Médicos (PMMB) e dos trabalhadores/as de saúde que irão compor as novas equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde, denominadas de eMulti”, ressaltou.
O mestrado profissional em Saúde da Família é um curso ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), com alguns encontros presenciais, que serão realizados na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), no campus Barbalha. Conforme Maria Rosilene Moreira, a quantidade de docentes da UFCA envolvidos no programa dependerá da distribuição de vagas por instituição.
Processo de adesão
O interesse da UFCA pela adesão à Rede ProfSaúde, de acordo com a professora Maria Rosilene Moreira, surgiu a partir da constatação de que há uma necessidade regional de cursos de pós-graduação stricto sensu na área da Saúde Coletiva, especialmente voltados para os trabalhadores/as das equipes multiprofissionais que atuam na atenção primária à saúde e aqueles que exercem a preceptoria dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia.
Conforme a coordenadora, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha concentram cerca de 119 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que, quando somadas às equipes dos outros 28 municípios da região do Cariri, totalizam aproximadamente mil profissionais de saúde. “Esse público gera uma demanda latente de cursos de excelência na região, a fim de que possam aperfeiçoar seus saberes e promover a atenção integral e qualificada no território da atenção primária à saúde, conforme os princípios e as diretrizes do SUS”, destacou.
Diante do entendimento da direção da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA) de que havia estrutura adequada e corpo docente qualificado na área de Saúde Coletiva, a interlocução iniciou com a Coordenação Nacional da rede para adesão da Universidade ao programa. Esse processo contou com preenchimento de formulários de adesão e envio dos documentos por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), que é responsável pelos programas de pós-graduação.
“O resultado positivo veio após análise da produção científica e técnica dos professores proponentes e verificação da capacidade instalada para funcionamento do curso pelo ambiente virtual de aprendizagem, assim como para a futura diplomação dos concluintes”, frisou Rosilene Moreira.
Para a coordenadora, a adesão marca um importante momento para a Saúde Coletiva da região do Cariri, pois tem relação estreita com as políticas de saúde e de formação na pós-graduação atualmente propostas pelo Governo Federal, com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a qualidade da atenção à saúde dispensada à população.
Além disso, por se tratar de um curso EaD, permite a participação dos/as trabalhadores/as, sem a necessidade de ausência de seus territórios de residência e trabalho.
ProfSaúde
O ProfSaúde é um programa oferecido por instituições públicas de ensino superior, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro. A proposta do mestrado foi enviada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 2016 e já diplomou mais de 520 profissionais. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são as instituições demandantes e financiadoras do projeto.
O programa, atualmente, tem sete linhas de pesquisa cadastradas:
- Atenção à Saúde, Acesso e Qualidade na Atenção Básica em Saúde;
- Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis;
- Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação, Competências e Estratégias;
- Gestão e Avaliação de Serviços na Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica;
- Informação e Saúde;
- Pesquisa Clínica: Interesse da Atenção Básica;
- Pesquisa Clínica: Interesse da Atenção Básica;
- Vigilância em Saúde.
Além da UFCA, outras sete instituições também foram aceitas, neste ano de 2023 (até o momento), para compor o ProfSaúde: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Fonte: https://ufca.edu.br